domingo, 5 de junho de 2011

Coluna: "Análise TV" 05/06/11


Olá leitores do NTV, meu nome é Marcos e estreio hoje a Coluna "Análise TV" com o tema "Jornalismo Brasileiro"!

Bom, falando em Jornalismo brasileiro, já vem na nossa idéia as seguintes palavras: desorganização, falta de investimento e também ignorado. As principais emissoras brasileiras não dão o devido valor ao Jornalismo e buscam outros meios para obterem audiência como Novelas, Game Shows, Desenhos animados entre infinidades digamos que "acessíveis" e mais econômicas. 

Todos sabemos para uma emisssora ter um Jornalismo estável e com bastante credibilidade, é necessário um bom investimento e também abraçar o tema com muita dedicação e profissionalidade. Podemos citar o SBT. 

Deixa de lado o Jornalismo e aposta em reprises, filmes ultrapassados e programas que não tem nada a ver com o horário, talvez esta seja a causa do SBT ter perdido a vice liderança para a Record, pois não vejo nada de mais na emissora dos bispos.E falando da Record, que de 2000 para cá teve um enorme crescimento, obtendo o auge em 2008, vem caindo e na média dia fica no máximo a  dois pontos da chamada "TV mais feliz do Brasil". 

A maior reprise do SBT - Chaves

A Record tem um Jornalismo mais denso do que o do SBT, pois está investindo pesado em equipamentos e em afiliadas (observamos isso quando alguma afiliada ou jornalista do SBT está fazendo sucesso,ela vai e leva para o seu casting), mesmo sendo com a ajuda dos dízimos da Universal. Já no SBT, jornalismo é algo distante, talvez deixado de lado, pois a prioridade do SBT é o entreterimento, mas de que adianta ter entreterimento e não ter informação ao vivo e de qualidade?! 

 

A Globo pode servir de espelho para essas emissoras, pois possui um Jornalismo de qualidade e é atualmente a terceira maior emissora do mundo. 

 

Um Jornalismo excelente mesmo é o dos Estados Unidos, citando o CNN, que é ágil, avançado tecnologicamente e sua fórmula é inovadora.


HD 3D, de que isso adianta? Não seria melhor investir o dinheiro ultilizado na tecnologia para a construção de um casting bom, conhecido, em jornalísticos, programas de entreterimento entre muitas outras atrações? Não que a qualidade não ajude mas temos que ter um pingo de  bom senso e ter um olhar crítico imparcial. Eis a questão... Jornalismo brasileiro resumido em uma frase: "Precisa comer muito arroz e feijão se quiser se destacar entre os melhores do planeta"e em uma palavra: "Fraco".

 Expressem suas opniões comentando e semana que vem tem mais!

 Marcos Paulo/ NTV

0 comentários:

Postar um comentário